Como escolher um software educacional
PREMISSAS- Domínio competente das ferramentas - Nada é mais admirável do que a inteligência que produz as maravilhas tecnológicas - A discussão de valores é fundamental - A crítica constante à mídia é uma necessidade - A meta é elaborar conhecimento pessoal - Aprender pode ser uma atividade exigente - O circo diverte, não pretende ensinar - Diversões pedagógicas costumam ser chatas - Virtudes intrínsecas do computador não melhoram inteligência e aprendizagem - Transformar informação é mais importante que consumir informação - O erro é uma característica humana, base da aprendizagem - A lógica das máquinas não é inteligência - A pergunta essencial não é: "Como usar computadores na educação?" - A pergunta essencial é: "O que é educação?"
OBJETIVOS, MÉTODOS/TÉCNICAS E RECURSOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DIDÁTICO - O processo didático parte da realidade percebida em sua relação com as expectativas = OBJETIVOS - A escolha de procedimentos e recursos deve ser decorrente da análise dos objetivos e do público que deve aprender - Aprendizagem é o foco central - Recursos que apenas dão suporte ao ensino são meras "muletas" para a ação do professor
SOFTWARE EDUCACIONAL COMO APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIO AO PENSAMENTO DO APRENDIZ - O software agrega valor à capacidade de aprender e de perguntar? - Possibilita simulações e interações? - Contribui para a análise e teste de hipóteses? - Apresenta indicadores para auto-avaliação? - Proporciona atividade independente?
SOFTWARE INFORMATIVO E SOFTWARE EXPLORATÓRIO - As semelhanças mais freqüentes são com um livro ou com um laboratório virtual? - O software informativo permite recuperação de informações e sua análise - O software exploratório pode permitir pesquisas mais elaboradas para aprendizagem - O software exploratório depende mais da competência docente na mediação
CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE SOFTWARE EDUCACIONAL - Conhecer características e funcionamento - Saber quais resultados podem ser esperados - Adequação a objetivos e público - Comparação com outras opções - Análise da relação custo x benefício - Análise dos impactos na motivação e da capacidade de gerar perguntas pelos alunos.
Refêrencia bibliográfica:
FÓSCOLO, Ivan Bastos. Como escolher um software educacional. 2000. Pedagogia em Foco. Disponível em: OBJETIVOS, MÉTODOS/TÉCNICAS E RECURSOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DIDÁTICO - O processo didático parte da realidade percebida em sua relação com as expectativas = OBJETIVOS - A escolha de procedimentos e recursos deve ser decorrente da análise dos objetivos e do público que deve aprender - Aprendizagem é o foco central - Recursos que apenas dão suporte ao ensino são meras "muletas" para a ação do professor
SOFTWARE EDUCACIONAL COMO APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIO AO PENSAMENTO DO APRENDIZ - O software agrega valor à capacidade de aprender e de perguntar? - Possibilita simulações e interações? - Contribui para a análise e teste de hipóteses? - Apresenta indicadores para auto-avaliação? - Proporciona atividade independente?
SOFTWARE INFORMATIVO E SOFTWARE EXPLORATÓRIO - As semelhanças mais freqüentes são com um livro ou com um laboratório virtual? - O software informativo permite recuperação de informações e sua análise - O software exploratório pode permitir pesquisas mais elaboradas para aprendizagem - O software exploratório depende mais da competência docente na mediação
CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE SOFTWARE EDUCACIONAL - Conhecer características e funcionamento - Saber quais resultados podem ser esperados - Adequação a objetivos e público - Comparação com outras opções - Análise da relação custo x benefício - Análise dos impactos na motivação e da capacidade de gerar perguntas pelos alunos.
Refêrencia bibliográfica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário